sexta-feira, 12 de abril de 2013

Resenha: Monster (anime)


Monster é originalmente um mangá de 18 volumes lançado entre 1994 e 2001, da autoria de Naoki Urasawa. Mais tarde, entre 2004 e 2005 a Madhouse - aquela linda S2 - fez uma adaptação para anime com 74 episódios, sob direção de Masayuki Kojima, que dizem as más línguas, é integralmente fiel.

"Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que tinha dez chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas cabeças, nomes blasfematórios. A Fera que eu vi era semelhante a uma pantera: os pés como os de urso e as faces como as de leão. Deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e a sua autoridade. Uma das suas cabeças estava como que ferida de morte, mas essa ferida de morte fora curada. E todos, pasmados de admiração, seguiram a Fera e prostaram-se diante do Dragão, porque dera o seu prestígio à Fera, e prostaram-se igualmente diante da Fera, dizendo: “Quem é semelhante Fera e quem poderá lutar com ela?”"


O anime conta a história de um jovem e brilhante neurocirurgião, Doutor Kenzou Tenma - originalmente Tenma Kenzou, mas mesmo ele sendo japonês, a história se passa na Alemanha, então volta-se o nome para antes do sobrenome, ao contrário do Japão -. Ele tem um futuro promissor e é noivo da filha do diretor do hospital, Eva. Por sua incrível habilidade com o bisturi, Tenma geralmente é convocado para realizar cirurgias em personalidades importantes do cenário social, como políticos influentes.

As coisas começam a mudar quando é abordado por uma turca, que inconsolável chora a morte do marido, alegando que se a cirurgia tivesse sido feita por ele, ainda estaria vivo. E é pensando nisso que no dilema entre salvar a vida de um garoto baleado na cabeça, um procedimento extremamente complexo, e operar o prefeito da cidade, Tenma opta por seus valores pessoais e coloca em risco a ascensão de sua carreira, deixando o político para um de seus colegas de trabalho.


O prefeito morre na mesa de cirurgia, e a vida do garotinho é salva. Enquanto isso, sua irmã gêmea encontra-se em choque, pois eles são os únicos sobreviventes de um massacre que tirou a vida de seus pais. O menino chama-se Johan (Iôrran), a menina Anna. Mas quando a represália sobre Tenma é iniciada por ter desobedecido ordens diretas do diretor, Tenma perde sua posição influente no hospital, Eva termina o noivado com ele e o caso dos gêmeos é transferido para outro médico. E pouco tempo depois, eles desaparecem do hospital.

Uma série de crimes dentro do hospital acabam por levar Tenma de volta ao topo, e dez anos depois, um fantasma do passado volta para assombrá-lo. A suspeita sobre os crimes recai sobre ele, e frente à prisão iminente, torna-se um foragido. Mas Tenma é inocente, e ele sabe quem cometeu aqueles crimes. E agora, nada mais importa: nem provar sua inocência e nem permanecer vivo. Tudo o que ele quer é encontrar o responsável e ele mesmo tirar sua vida. E ele não vai descansar enquanto não conseguir isso.

Nossa, acho que foi a sinopse mais longa que já escrevi o.O



Minha impressão: Monster é um anime simplesmente incrível. Tem um desdobramento de acontecimentos que é de fazer cair o queixo de qualquer um. Tem uma trama adulta e muito madura, com reviravoltas a todo momento.

Os personagens são ainda mais incrivelmente bem construídos, com uma base muito sólida em seus passados e suas histórias, que afetam diretamente em seu comportamento, em sua maneira de pensar, falar e agir. A quantidade de personagens também é grande, e mesmo assim a atenção requerida a cada um deles é muito bem atendida, inclusive a maneira como eles entram - e eventualmente, saem - da história não deixa a desejar de maneira alguma.


Como no anime há esse pulo de dez anos, também é possível sentir seus efeitos na história em si e nos personagens, alguns amadurecendo muito e outros caindo em decadência como consequência dos acontecimentos. É difícil, muito difícil parar de assistir, e muito fácil assistir três, quatro, cinco, seis episódios seguidos. E isso faz com que os aparentemente muitos 74 episódios se tornem na verdade poucos. Porque parece passar muito rápido.

O contexto histórico e geográfico também é um ponto que merece ser mencionado, já que se passa em uma época de Alemanha recém unificada. Uma viagem pelo mapa da Europa é feita enquanto os personagens se deslocam entre cidades e mesmo entre países, realmente espetacular.


Eu confesso que fiquei um pouquinho, um pouquinho decepcionada com o desfecho, o finalzão mesmo, porque todo o clima de encerramento, as preliminares para o clímax são muito tensas e empolgantes. O final mesmo é que me deixou meio broxada, mas eu não diria que chega a ser um ponto negativo, considerando tudo o que se passa até então.

Enfim, certamente é um anime que entrou na minha categoria de melhores dos melhores, e eu super recomendo!

"Sieh mich an! Schau mich an! Das Monster in mir hat dies bereits große gewachsen!" - "Look at me! Look at me! The monster inside me has already grown this large!"

"Hilfe! Das monstrum im mir wird explodieren!" - "Help! The monster inside me is about to explode!"

Ah, vale o confere nessa resenha aqui sobre o mesmo anime, que me fez encolher em pelo menos metade do meu tamanho de tão boa que ficou comparada à minha.




 
 





Monster tem também uma abertura muito boa

E o primeiro encerramento tem uma música linda

2 comentários:

  1. Eu li o primeiro volume do mangá que está sendo republicado agora pela Panini e achei muito bom até onde li. De fato tem reviravoltas impressionantes. É tão mais fácil assistir o anime mas em minha opinião acho sempre melhor ler o mangá, de preferência no papel. Continue o bom trabalho com a s resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Harrisson, obrigada pelo comentário! Então, acho que os mangás tem tendência a seres melhores que os animes mais ou menos como os livros são melhores que suas adaptações pra cinema, né?
      Eu acabo assistindo muito anime e lendo pouco mangá por causa da acessibilidade né... Hoje temos muitos animes disponíveis na internet, é fácil ter acesso a muito conteúdo de graça, enquanto mangás bons continuam também sendo lançados ao mesmo tempo, com preços que nem são tão altos, mas se você coleciona dois ou três, já foi aí 5% de um salário mínimo. Não é fácil :/

      E pode ter certeza que vou continuar com as resenhas sim, fico feliz de saber que tem quem goste! Um abraço!

      Excluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!