terça-feira, 5 de junho de 2012

Resenha/download: Another (anime)


Another é originalmente um livro ilustrado escrito por Yukito Ayatsuji e ilustrado por Hiro Kiyohara, publicado em 2009. Entre 2010 e 2012 virou mangá e logo na sequência, um anime de 12 episódios produzido pelo estúdio P. A. Works e com direção de Tsutomu Mizushima, que terminou de ser exibido em março desse ano. Dia 26 de maio, foi lançado um OVA que se passa antes do início da série se misturando ao primeiro episódio, mas que eu recomendo ser assistido depois, pois contém detalhes que são revelados no decorrer dos episódios normais.

A história gira em torno da chegada de Sakakibara Kouichi a Yomiyama, cidade natal de sua mãe. Ele vai morar com seus avós, já que seu pai está na Índia a trabalho. Quando começa a estudar, ele começa a lidar com o estranho comportamento de seus colegas de sala, que ignoram por completo a presença de outra estudante, Misaki Mei, que usa um tapa-olhos no lado esquerdo. Inicialmente Kouichi pensa que se trata de um caso de bullying, mas o comportamento também parte de professores e outros funcionários da escola. Em resposta ao questionamento dele sobre o motivo, geralmente a resposta é vaga, do tipo "pare de falar com quem não existe".

Ao mesmo tempo, ele fica sabendo de uma história que ocorreu a 26 anos atrás, quando um popular estudante também de nome Misaki, morre. Os estudantes e professores, em negação, começam a agir como se ele ainda estivesse vivo, e no final do ano, um aluno extra aparece na foto da formatura da sala: era Misaki.


Esse comportamento dá início a uma maldição, chamada por eles de "calamidade", que acontece de tempos em tempos e começa a matar alunos ou pessoas diretamente ligadas a alunos dessa sala específica, e só uma coisa é capaz de evitar a calamidade: e eu não vou falar porque é spoiler, se você quiser saber terá que assistir ou me perguntar em particular, haha! E o ano em que Kouichi entra na escola, a maldição é ativada mais uma vez, desencadeando uma nova série de mortes.

Minha impressão: O clima de suspense e mistério de Another é encantador. Quando comecei a assistir, foi difícil parar no primeiro episódio, então acabei assistindo mais alguns. Meu tempo é contado e assisto antes de dormir, e ainda assim assisti toda a série em menos de uma semana.

O final não me decepcionou, mas pessoalmente achei que foi gasto muito suspense e mistério no início, e deixou a desejar um pouco a partir de certo ponto. Também é um pouco repetitiva essa história de aluno extra, aluno extra, aluno extra que é mencionado em vários episódios e em alguns casos, várias vezes durante o mesmo episódio. A história em si também não apresenta uma grande novidade, podendo até ser considerada como um grande clichê, como eu já vi em alguns comentários na internet.

Mas mesmo isso não consegue apagar o encanto da série. O visual é muito bonito e as cores são belíssimas, mesmo nos ambientes mais escuros. Os traços do desenho estão entre alguns dos mais bonitos que já vi. E para quem gosta desse ambiente de tensão, é um prato cheio. Os diálogos em geral também são muito bons, e os personagens muito maduros.

A abertura tem uma música meio enjoadinha, mas que não chega a ser ruim, mas o jogo de imagens é excepcional. Você pode conferir o vídeo no final da postagem. É uma das melhores aberturas que já vi (embora não se compare à de Cowboy Bebop, por exemplo.

Eu assisti o OVA há pouco menos de uma semana (e a série há mais de um mês), e não sei se é impressão minha, mas me parece que o visual está ainda mais bonito. As cenas da roda gigante e do carrossel são de encher os olhos. Another é um anime que merece ser assistido com uma qualidade melhor.






Misaki Mei: - A morte não é gentil. É escuro, negro até onde se pode ver. E você está sozinho.
Kouichi: - Sozinho...
Misaki: - Sim, mas não é diferente de quando se está vivo, não é? Não importa quantos relacionamentos você tenha, no fim, estamos sozinhos. Eu estou, minha mãe está... E você também.




Para baixar basta acessar o folder clicando na imagem acima. Uma vez no folder, é só clicar com o botão direito em cima do arquivo e selecionar "download". Ou você pode baixar os episódios separadamente logo abaixo.

Arquivo: MKV/MP4/82~100mb
Fansub: Dollars/MDAN/PUNCH
Hoster: Rapidshare

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!