segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Oi, me adiciona no seu Orkut?


Orkut, Facebook, MSN, blog, twitter, e-mail... É uma avalanche de redes sociais que às vezes faz parecer que você tem mais opções de vida na internet do que fora dela. Bem, talvez tenha, realmente... Mas é preciso muito bom senso para separar o que é "real" do que é ilusão.

A senha de tudo o que eu uso na internet fica salva no meu navegador, porque aqui em casa somos só eu e a minha mãe, e ela usa um navegador diferente do meu, logo, não preciso me preocupar com pessoas indesejáveis tentando acessar minhas contas.

Um dia, não sei por que cargas d'água, o Orkut me redirecionou para a página inicial, aquela onde você insere sua senha, e tinha algumas frases, falando das "qualidades" do mesmo. E uma delas em especial chamou a minha atenção. "Igual à vida real". Eu pensei com meus botões: wtf? Isso não tem absolutamente nada a ver com a vida real.


Essa semana assisti The Social Network - A Rede Social -, que conta a história da criação do Facebook. Confesso que senti vontade de deletar a minha conta no face, mas aí pensei em quanto essa rede ainda é, de certa forma, menos popular que o Orkut, e que não fazia muito sentido exluir essa conta, quando na verdade o Orkut ainda é a ferramenta que mais te gera incômodo ao dar acesso a muitas pessoas desagradáveis, ou no mínimo indesejáveis, como parentes com os quais você sequer mantém contato - e se não aceita, ou exclui, é motivo de desavença -, vizinhos, amigos de amigos que pensam que te conhecem... Enfim.

Fiz backup das fotos e taquei fogo no meu Orkut. Confesso que senti uma coisa meio estranha ao fazer isso, meio que uma sensação de que algo meu estava sendo tirado de mim... Mas essa sensação só me fez ter mais certeza de que estava fazendo a coisa certa. Tanta rede social, pra quê? Um amigo meu disse, certa vez. "Antes as pessoas se suicidavam. Hoje elas xingam muito no twitter. Todo mundo compartilha tudo."

Redes sociais são legais? É claro que são. Mas é preciso manter os pés no chão e pensar no que realmente importa e no que se torna simplesmente vício. Ficar esperando alguém atualizar o Orkut à espera de algo que você sequer sabe o que poderia ser é patético. E é o que eu vinha fazendo. Tá certo que minha vida social não é lá essas coisas, e que pela internet eu consigo conhecer pessoas realmente interessantes que me possibilitam um acesso a culturas diferentes, opiniões diferentes... Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Pés no chão, acima de tudo.

Stay cool.

10 comentários:

  1. Realmente, tem pessoas que realmente possuem problemas com as redes sociais. Ainda bem que até agora eu não tive nenhum.

    ResponderExcluir
  2. Oieee, domingo acabei acordando tarde e depois saindo para a cidade e quando voltei já era tarde =(

    Senti falta de falar com vc no MSN

    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Gata garota!
    Fez o certo , se não estava a te agradar mais...
    Meu Orkut é o meu perfil pessoal onde só adiciono conhecidos mesmo!
    Fiz o Facebook só pra colegas virtuais!
    Pois a net é um mundo encantador , porém muito perigoso... não podemos nos expôr muito!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Adivinha,

    te indiquei para receber um novo selo =D

    ResponderExcluir
  5. ei, encontrei teu blog por ai e gostei muito.
    Concordo totalmente que geralmente a gente se perde entre o real e o virtual e acaba passando mais tempo vivendo essa forma de 'Second Life' que a vida real.
    Eu passava horas no orkut, até que chegou a hora em que percebi que a maioria das pessoas que estavam la não tinham nada haver comigo e eu com elas, deletei todas. Estou adicionando algumas novamente, mais com mais cautela. Não vale a pena viver so esse mundinho mesmo não.

    Abraços.


    http://cfsarinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sei que tá ficando chato, mas tenho outro selo para vc =D

    Bjão

    ResponderExcluir
  7. presentinho para você no meu blog uhahua

    http://umdiaentenderei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Yes, é isso aí!
    Eu tenho orkut, msn, twitter, formspring, fotolog e agora blog... Twitter e formspring praticamente não uso, orkut de vez em quando e msn sempre. Já fui muito mais viciada do que hoje, por causa de fake. Conheci pessoas maravilhosas pela net, não me arrependo de nada que eu vivi aqui, mas definitivamente não dá pra construir a vida em torno disso só, é muito pouco... Como você disse, sabendo usar a gente se diverte e não deixa de viver a vida por isso!

    ResponderExcluir
  9. Meu orkut tbm vai morrer e não demora. hauhauhaua
    Só mantenho ainda, pq minha mãe descobriu agora e gosta de me mandar msgens por lá.
    Tenho face, mas não uso muito, me cansei desse tipo de rede social, uso mais o twitter mesmo.
    =*

    ResponderExcluir
  10. oi tem alguem ai que queira fazer parte do meu orkut se sim deixe um comentrio dom o email para eu te adicionar abraços a todos ass:Punk rock

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!