quarta-feira, 17 de julho de 2013

Compreensão, compreensou, compreensomos


Que atire a primeira pedra aquele que nunca se afastou um pouco dos amigos quando começou a namorar. Ou aquele que se sentiu um pouco isolado porque o amigo começou a namorar.

Aliás, vou além: quem nunca se sentiu um pouco usado depois de passar semanas, meses, conversando diariamente com alguém, dividindo lástimas, ouvindo problemas, e de repente... As coisas começaram a dar certo para esse alguém, e você ficou lá, sozinho... E continuou com suas próprias lástimas.

A verdade é que eventualmente você pode acabar sendo usado sim, às vezes a gente tem a infelicidade de se envolver com pessoas de mau caráter. Mas também é verdade que em muitos desses casos, não tem nada a ver com ser usado. Tem a ver com uma palavra chamada compreensão.

Quando as pessoas estão bem, elas não precisam ser compreendidas. Não precisam de alguém que as entendam e que dividam com elas aquele sentimento de que as coisas um dia ainda podem dar certo. Não precisam sentir que não estão sozinhas no mundo.

 Broken Heart by *Phraggle, no deviantART

Que fique bem claro que eu não considero isso um desvio de personalidade ou de caráter, é simplesmente natural que isso aconteça. Se paramos para pensar e analisar racionalmente, é quase cruel que uma pessoa insista em esfregar a felicidade dela na sua cara, enquanto você continua mal. Não quer dizer que você fique mal por ver seu amigo bem, longe disso. Mas quero voltar ao que acabei de dizer, quando a pessoa não está numa boa fase, ela precisa ser compreendida. Precisa saber que não é a única que está passando por dificuldades, e que isso vai passar. E de repente ela percebe que para aquele amigo, isso já passou.

Também não quer dizer que você e esse amigo vão perder contato definitivamente, só que aquele contato intenso, diário e frequente vai diminuir. Às vezes diminui muito, às vezes diminui um pouco. Não quer dizer que essa pessoa não gosta mais de você, ou que não se importa mais com você. E cabe a você ter a maturidade de dessa vez além de querer ou precisar ser compreendido, de também compreender.

Uma hora ou outra, alguma outra coisa que une você e um amigo querido além do fato de que ambos estavam numa fase ruim, vai acabar reatando e fortalecendo o laço entre vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!