terça-feira, 6 de novembro de 2012

Resenha: Mahou Shoujo Madoka Magica (anime)


Ou Puella Magi Madoka Magica (latim) é um anime produzido pelo estúdio Shaft com roteiro de Gen Urobuchi e direção de Akiyuki Shinbo. Foi lançado no início de 2011 e tem 12 episódios.

A história gira ao redor de Kaname Madoka, uma estudante de Ensino Médio que após proteger uma estranha criatura da perseguição de uma estudante transferida para sua sala (Akemi Homura) e de ser salva por Tomoe Mami, vê a si mesma e a sua amiga Miki Sayaka num dilema: a criatura oferece a elas a chance de ter um desejo, qualquer desejo imaginável, concedido em troca de se tornar uma Garota Mágica (Mahou Shoujo).


Mas nem tudo são flores. Quando esse desejo é concedido, em troca recebe-se uma Soul Gem (não precisa ser muito esperto para matar do que se trata), que é de onde a Garota Mágica tira seus poderes para lutar contra seres poderosos e perigosos, chamados de Bruxas, que criam labirintos de aparência altamente psicodélica, onde aprisionam humanos para se alimentar. São lutas de vida ou morte, e não é raro que uma Garota Mágica venha a perecer em um desses combates, virando ela mesma comida de Bruxa.

No entanto, se ela vence, como recompensa recebe uma Grief Seed, que restaura a energia de sua Soul Gem, já que essa esfraquece conforme uso de magia.


Minha impressão: Achei bacana que para início de conversa, a mocinha não entra logo de cara na aventura que todo mundo espera que seja. A ideia de ter um desejo concedido em troca de uma vida de luta soa importante demais para ser feito sem muito ponderar, e no final das contas lutar contra Bruxas soa tão importante quanto o próprio desejo, e isso cria um paradoxo na cabeça da pobre menina.

Os traços do anime são leves e delicados, entrando em contraste direto com os labirintos da Bruxas, com traços e cores agressivas, escuras e fortes. E esses labirintos para mim foram uma das coisas mais legais no desenho, porque achei esse mix muito inovador e criativo.


Outra coisa bastente interessante: O mascote do desenho, aquele bichinho super kawaii que se vê aos montes em Pokémons da vida... Esse não é o Kyubey. Sua aparência e voz angelical são exatamente o oposto de sua personalidade, uma vez que ele veio de outro planeta e é incapaz de compreender os sentimentos e valores humanos, assim como ele mesmo é capaz de sentir qualquer emoção. A verdadeira razão pela qual ele transforma garotas comuns em mágicas não é simplesmente pelo prazer de conceder um desejo a uma desconhecida, mas também não vou falar qual é para não estragar a surpresa!

Enfim, Madoka é um anime que vale a pena ser conferido. Não parte de uma premissa totalmente original, mas tem pequenos detalhes que o tornam singular.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!