terça-feira, 2 de outubro de 2012

Gente que não gosta de gatos

Fui marcada no Facebook mês passado nesse texto maravilhoso sobre gatos - bichinhos que todos já sabem que sou perdidamente apaixonada por.

Com autorização do autor do texto - você pode conferir a postagem original aqui -, postei aqui no meu blog, com algumas imagens que catei pela internet, porque fiquei encantada. Enjoy!


Gente que não gosta de gatos em geral não gosta de pessoas que se parecem com gatos. Que são independentes e não imploram por amor e atenção. Que estão ali porque gostam, e não porque precisam. Pessoas criativas, ativas, altivas. Gente que não gosta de gatos prefere pessoas submissas, que não se arriscam, não exploram, não desafiam. Gente que não gosta de gatos perde grandes oportunidades, desperdiça as pessoas e bichos mais interessantes do mundo porque se sentem incomodadas e inseguras.

Muitos já me disseram que gatos são traiçoeiros e que cães são bondosos. Estão errados. Dificilmente essas pessoas observam os bichos por um tempo para entendê-los. Gatos dão todos os sinais de que seu espaço está sendo desrespeitado. Tal como os cães. Só que gatos não rosnam. Não latem. Os sinais são outros. Cada bicho tem os seus. Não adianta querer que um gato fale a sua língua, ou a língua dos cachorros. Se você souber respeitar os limites e observar os sinais de um gato, receberá dele um carinho tão intenso, tão sincero e tão horizontal (porque ele não considera você inferior ou superior como os cachorros fazem) que fará você se apaixonar completamente pelos felinos.



Gosto de gatos porque são os bichos mais anarquistas que conheço. Entre eles mesmos e entre eles e nós não há hierarquia, submissão, domínio. Não há governo, ordens a serem seguidas. Há franqueza. Os cães não roubam comida da mesa porque os lobos alpha, chefes da matilha, comem primeiro. Os demais ficam com os restos. Isso faz parte de sua disciplina, de sua vida em grupo. Gatos comem o que aparecer, mesmo que a comida esteja no seu prato. Eles não entendem o prato como seu. É um prato que está ali, com comida dentro. Aliás, meus gatos quando caçam, trazem a comida pra perto de mim, e compartilhariam comigo se eu quisesse lagartixa para o jantar. Ser tratado como um igual por um bicho completamente diferente de mim é algo que me encanta. Me mostra que o amor não é humano, mas universal.

Gosto de cães. Gosto de gatos também. De caramujos, de tatus, abelhas, camundongos, corujas, lagartixas, texugos, cobras, suricatos… Todos eles merecem respeito e admiração, e possuem uma vida mais rica do que imaginamos. Observar um marimbondo fazendo sua casa, ou abandonando-a para morrer, é uma lição de vida. A vida dos bichos ensina muito sobre o nosso lugar na Terra.

Mas não saia por aí agarrando os bichanos! Apenas acomode-se sem perturbá-los. Permita que eles calmamente venham até você, levantem o rabo, passem entre suas pernas, subam no seu colo, acariciem sua mão com a cabeça e durmam mostrando que gatos gostam de gente. Mesmo gente que não gosta de gatos.


5 comentários:

  1. Que lindo... Eu devo admitir: sou mais "submissa", mais estilo cachorro do que gato, mas de forma nenhuma paro de admirá-los. Como poderia?
    Só pq são diferentes dos cães (e deixar de gostar dos cães pq são diferentes dos gatos)? Nas diferenças somamos... ♥

    "Aliás, meus gatos quando caçam, trazem a comida pra perto de mim, e compartilhariam comigo se eu quisesse lagartixa para o jantar." <- demais!

    ResponderExcluir
  2. A diferenca entre eles e simples, para um cachorro voce e um deus, e para um gato ele e um deus.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!