sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Filmolândia II

Cinco dias em casa - dia do funcionário público + finados + dias que emendamos pagando em outros dias -, outra Filmolândia para vocês.

MELANCOLIA


Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que resultaria em sua destruição por completo. Neste contexto Justine (Kirsten Dunst) está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland) realiza uma festa suntuosa para a comemoração.

Eu sou meio suspeita para falar porque gosto de filmes com atmosfera depressiva. O visual é lindo e eu adoro a Kirsten Dunst. A pegada do filme é lenta, mas os personagens, a seu modo, acabam cativando. Não é um grande filme, mas ainda assim vale a pena ser visto. Eu recomendo. Nota 7,5

ANTI-HERÓIS


Jonathan (Channing Tatum) é um jovem policial bem sucedido que recebe a missão de trabalhar em uma delegacia do Bronx, bairro de classe operária e local onde ele cresceu. Mas a felicidade que reinava em seu lar, com a esposa (Katie Holmes) e a filha, começa a ser destruída porque um antigo segredo da adolescência ameaça vir à tona, colocando em risco a vida de todos. Agora, ele não pode mais fugir desse fantasma do passado e precisa encarar a dura realidade que volta a bater em sua porta.

Al Pacino, né. O filme é bom, mas tem uma estrutura que deixa a desejar de algum jeito que não sei explicar direito qual. Quando acaba, fica aquela sensação que faltou alguma coisa. E uma mistura de filme de ação sem muita ação com suspense sem muito suspense. É bom, mas é fraco. De qualquer maneira, acho que é o filme que cada um tem que ver para ter a própria impressão. Afinal, é Al Pacino. Nota 7,0.

NAMORADOS PARA SEMPRE


Casados há vários anos e com uma filha, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) passam por um momento de crise, vendo o relacionamento ser contaminado por uma série de incertezas. Eles seguem em frente e tentam superar os problemas, se baseando no passado que fez com que se apaixonassem um pelo outro.

O roteiro e as interpretações têm uma beleza e uma sinceridade que chega a doer. Quase dá para viver e sentir com os protagonistas seus sentimentos e incertezas. Simples, belo e comovente. Um retrato fiel da maioria dos relacionamentos. Os melhores e os piores. O lado bom e o lado ruim. Me afetou tanto que passei o restante do dia deprimida. Nota 9,0.

MEIA NOITE EM PARIS


Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que se por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Um dos melhores - senão o melhor - dos filmes que assisti nesse feriado prolongado. Sou suspeitíssima para falar porque gosto de tudo que o Woody Allen faz. Acho que ele tem uma habilidade mágica de fazer as coisas simples ficarem elegantes, e as coisas mais elegantes parecerem simples. As primeiras cenas de Paris, logo no começo do filme, dão a impressão de um lugar onde você já passou. O desenrolar do filme é ainda mais surpreendente e absurdamente cativante. Ultra recomendo! Nota 10!

ASSALTO EM DOSE DUPLA


Tripp caminha em um banco quando duas gangues diferentes uma claramente feita por profissionais e a outra por uma dupla de palhaços, involuntariamente aparecem para um assalto. Tripp aborda a bonita caixa do banco Kaitlin para protegê-la. O sistema de segurança do banco inicia o bloqueio do final do dia e tranca todos dentro do prédio. Durante a noite, um hilariante jogo de gato e rato segue enquanto Tripp e Kaitlin tentam salvar o dia.

Tá aí uma das melhores comédias que vi nos últimos tempos. Criativa e inusitada, me lembrou boas comédias britânicas como Chumbo Grosso (Hot Fuzz). A atuação de Dempsey é um dos pontos altos. O filme é recheado de reviravoltas e novas situações, com bastante ação, personagens espontâneos e originais. É difícil eu gostar tanto de uma comédia, e por esse motivo dou nota 10!

REFÉNS


Kyle (Nicolas Cage) e Sarah (Nicole Kidman) são casados e vivem em uma elegante e confortável casa ao lado da filha, Avery (Liana Liberato). A vida deles segue sem problemas, até a casa ser invadida e o trio ser mantido refém por criminosos. A família se une para combatê-los, mas isto significa revelar alguns segredos.

Típico filme de bilheteria. Fui meio com o pé atrás, já que o Nicolas Cage anda dando muita bola fora ultimamente, mas o filme é bom. Segue aquela receita de bolo clássica desse gênero, e nesse sentido, não deixa a desejar.  Filme para assistir de galera, na minha opinião. Vale a pena conferir, de qualquer maneira. Nota 8,0.

A INQUILINA


Quando uma jovem e bem sucedida médica se muda para um apartamento no Brooklyn, em Nova York, ela acredita ter encontrado o local ideal para morar. Porém misteriosas ocorrências fazem com que ela acredite não estar sozinha por lá.

Hilary Swank e Jeffrey Dean Morgan. Já prometia de cara, filme de responsa. Ou não? Clichê total. Nada de novo ou diferente, salvo as atuações de ambos, que está impecável como sempre. Ainda assim vale a pena para quem curte um suspense. Nota 7,0.

A HORA DO ESPANTO (2011)


Charley (Anton Yelchin) está encantado por sua namorada Amy (Imogen Poots), o que faz com que ele não dê muita atenção ao papo do amigo Ed (Christopher Mintz-Plasse) sobre o fato do novo vizinho dele, Jerry Dandridge (Colin Farrell), ser um vampiro. Na verdade, nem mesmo sua mãe Jane (Toni Collette) acredita que ele possa fazer mal a alguém, mas o sumiço de Ed faz com que Charley começe a investigar e a sua descoberta coloca todos a sua volta em perigo. Sua única salvação parece ser Peter Vincent (David Tennant), um famoso mágico da cidade, que parecia entender tudo de vampiros, mas depois afirma ser tudo fantasia. E agora? Conseguirão eles se salvar das garras do terrível vampiro?

Eu não lembro do primeiro, porque o filme foi lançado quando eu ainda tinha dois anos, e obviamente assisti quando ainda era criança. O atual não tem nada de espetacular, fora o Colin Farrel - GENTE OLHA ISSO - . Mas é divertido, tem ares de clássico - o que geralmente é uma coisa boa - e traz aquele vampiro sedutor, dissimulado e mau que a gente tanto gosta, e não aquele que prefere sugar sangue de absorvente íntimo. Nota 8,0.

QUERO MATAR MEU CHEFE


Nick Hendricks (Jason Bateman), Kurt Buckman (Jason Sudeikis) e Dale Arbus (Charlie Day) são amigos que sofrem nas mãos de seus chefes, Dave Harken (Kevin Spacey), Bobby Pellitt (Colin Farrell) e Julia Harris (Jennifer Aniston), respectivamente. Juntos, eles resolvem pôr em ação um plano para eliminá-los.

Pastelão, mas extremamente divertido. Com um elenco que promete não deixar a desejar e de fato não deixa. Para dar boas risadas e passar um bocado de nervoso. Recomendo, nota 8,5.

LANTERNA VERDE


Hal Jordan (Ryan Reynolds) é um audacioso piloto de aviões que foge de qualquer responsabilidade. É assim que mantém a amizade com Carol Ferris (Blake Lively), colega de infância e também piloto, que está prestes a assumir o comando da empresa do pai. Hal e Carol tiveram um caso no passado, que não seguiu em frente por causa dele. Um dia, a vida de Hal muda ao ser envolto em uma redoma verde e levado até um alienígena prestes a morrer, chamado Abin Sur (Temuera Morrison). O extraterrestre lhe entrega um estranho anel e diz que ele foi escolhido, além de alertar sobre as responsabilidades de possuí-lo. Ao usá-lo Hal torna-se o Lanterna Verde, tendo condições de moldar a luz verde da forma como sua imaginação permitir. É apenas o início da jornada do herói, que viaja até o planeta Oa para aprender a usar suas novas habilidades e tem como grande teste o temido Parallax.

Ouvi muitas críticas negativas desse filme e sinceramente, depois de assistir, não entendi o motivo. Não conheço os quadrinhos, então não sei avaliar a fidelidade da adaptação. Para os marinheiros de primeira viagem, é mais um maravilhoso filme de herói, cheio de efeitos especiais, crise de consciência e obviamente a pitada de romance. Nota 9,0.


“In brightest day, in blackest night,
no evil shall escape my sight!"


VISÕES DE UM CRIME (2011)


A história gira em torno de uma mulher (Jovovich) que sobrevive a um ataque de um serial killer e ao acordar no hospital descobre que tem dificuldades de reconhecer rostos. Pior do que isto, eles mudam cada vez que ela os deixa de olhar. Para Mednick, o roteiro é de tirar o fôlego e original, lembrando que existe um distúrbio mental, a prosopagnosia, que provoca este sintoma nas pessoas.

É uma ideia original dentro de uma ideia já explorada. É de deixar os olhos grudados na tela, literalmente de tirar o sono - poxa, tirou até o sono da minha mãe! -. Daqueles de te fazer ficar imaginando quem é o assassino, e no final consegue surpreender. Para quem curte um bom suspense! Nota 9,0.

LINHA MORTAL (1990)


Estudantes de Medicina fazem experiências com a vida após a morte, provocando a morte clínica com a ajuda dos colegas. Cada um tenta ficar do "outro lado" o maior tempo possível, até que o experimento gera uma inesperada conseqüência.

Mais um ótimo suspense que tive a oportunidade de conferir nesse curto espaço de tempo. O enredo é interessante e inesperado - principalmente pela idade do filme -, e a cadência do filme não deixa a desejar. Com um elenco de grandes estrelas, é um filme que deve ser conferido pelos que apreciam o gênero. Nota 8,5.

Sinopses retiradas em sua maioria do Adoro Cinema.

2 comentários:

  1. Eis uma coisa que eu acho que nunca saberia fazer: resenhar sejam livros ou filmes. Porque eles são sempre tão subjetivos para mim e eu nunca saberia recomendar um livro ou filme para um pessoa porque eu acho que cada livro tem o seu momento na vida de uma pessoa.

    E quanto a adaptação do Lanterna Verde para as telonas e as críticas relacionadas tem muito a ver com o fato dos fãs de quadrinhos serem meio xiitas com a mitologia.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei linha mortal e concordo particularmente com muitas das tuas críticas , exceto o Namorados para sempre que achei muito chato muito cheio de lenga e lenga e não atingiu aquele grau de vivacidade comportamental existente no Closer .... mas nos demais eu meio que to mto parecido com vc , não vi a Hora do Espanto ainda , mas quero ver ... vamos ver como fica

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!