quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Conquista (?)

Um amigo meu abriu uma discussão - amigável - no twitter com a seguinte frase: "qualquer mulher que você tenha que se esforçar para conquistar, não vale a pena.". Eu concordo, e vou explicar o motivo.

Para início de conversa, o que quer dizer conquistar?

conquistar con.quis.tar (lat med conquistare) vtd 1 Subjugar, submeter pela força das armas; vencer: "Conquistar terras alheias" (Luís de Camões). 2 Adquirir à força de trabalho; alcançar: Conquistar a reputação, a subsistência. Com as suas poesias conquistou os louros de insigne versejador. Em vários combates conquistou fama e glória. Pelas suas obras e virtudes, conquistou renome imperecível. 3 Adquirir, ganhar, granjear (amizade, corações, ódio etc.): "Conquistou-o em pouco tempo" (Francisco Fernandes). Com dedicação e meiguice, conquistou-lhe o coração. 4 Conseguir o amor de: "João Homem... deixou-se estar por Coimbra a conquistar senhoras" (Camilo Castelo Branco). 5 Atrair: Esforçava-se por conquistá-lo à sua política.

Tendo isso em vista, temos duas possíveis interpretações aqui nesse caso: Ou você conquista alguém pelo que tem a oferecer ou consegue isso na marra. E quando colocamos essa interpretação na frase que iniciou a discussão, na minha visão, se esforçar para conquistar alguém... Not good.

Para começar, a conquista não pode - pelo menos não deveria - ser unilateral. Eu não espero ser o tipo de pessoa tão boa que inspire em outras pessoas a ideia de que me conquistar será um ato árduo e penoso, tendo que se sobressair a outras pessoas para que isso aconteça.


Acho que a conquista acontece aos poucos, e mutuamente. Se alguém tem que fazer força para te conquistar, quer dizer que alguma coisa nela de alguma forma te impede de fazer isso acontecer de forma natural. Flores, jantares, passeios? Isso tudo é muito legal, se você sentir prazer no que está fazendo. Não obstante, a outra pessoa tem que sentir prazer também, e não usar isso como algum tipo de artimanha para ganhar sua admiração - ou sabe-se lá mais o que - e depois talvez nem ela mesma saiba o que fazer com isso.

Nós podemos controlar nossos atos - bem, depende do nível de entorpecentes envolvidos... JUST KIDDING! -, mas não podemos controlar nossos sentimentos. Mencionei isso por causa de uma frase dita no ato da conversa: "Porém, quando se está conhecendo a pessoa, eu acho que não devo ser fácil demais". Pois eu digo mais: independente de eu concordar ou discordar com isso, no auge de meu limitado raciocínio enquanto ser humano, acho que se alguém realmente faz questão de te conquistar, isso deve ser pelo que você representa não só para ela ou para o mundo, mas para você mesmo...

Quero dizer, somos todas pessoas diferentes (com a graça dos céus), e reagimos de maneira diferente uns dos outros nas mais variadas ocasiões. Independente de você ser uma pessoa regida mais pela moral e bons costumes ou impulsionada pelos desejos e pelos momentos, cabe ao indivíduo te aceitar exatamente pelo que você é. Porque se for para fingir - e pior do que fingir para os outros, é fingir para você mesmo - que você quer uma coisa enquanto quer outra ou que está sendo uma pessoa quando na verdade é outra...


Uma das duas coisas vai acontecer: ou você vai se decepcionar, ou vai decepcionar alguém. E o resultado disso, é que ambos vão perder seu precioso tempo enquanto seres vivos andantes e - supostamente - pensantes.

Se alguém me agrada, não vejo motivo para desperdiçar ótimos momentos juntos fazendo jogos de conquista.  Se não me agrada, não vejo motivo para desperdiçar o tal precioso tempo - meu, ou dos outros - fantasiando uma situação que existe e nunca vai existir. O importante é passar tempo juntos e deixar acontecer o que tiver que acontecer, e se não acontecer, paciência.

Se essa pessoa não for boa o suficiente para você, torne as coisas claras e não a mantenha presa a você. Você é melhor do que aqueles doentes mentais que acham bonito ter milhares de pretendentes sendo que na verdade não se interessam por nenhum. Se você não for bom o suficiente para essa pessoa - indo para a cama no primeiro encontro, por exemplo -, significa que ela nem deveria ter entrado na sua vida.

Se você é fácil demais, é bom prestar atenção nos aproveitadores. Se é difícil demais, pode estar perdendo ótimas ótimos momentos e oportunidades. Leve a vida com leveza, se divirta, esqueça os conceitos, viva, divirta-se e permita-se proporcionar isso a outras pessoas, também.

Só eu acho as coisas simples assim?

Cuidado com os viciados na adrenalina da conquista!

4 comentários:

  1. Reflexão perfeita e coerente, ex-ruiva (kkk)!!!
    Bjo e sorriso pra ti, querida muito querida.

    ResponderExcluir
  2. Julie, eu acho que esforço para conquistar o outro sempre vai existir. Porque você tem que demonstrar como você se importa e aprecia estar junto através de gestos, os seus sentimentos e sensações são sempre só seus e nunca efetivamente alcançam o outro se não for através de gestos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!