domingo, 22 de maio de 2011

Um pouco da amizade

O que é mais difícil? Ser um bom amigo ou ter bons amigos? Talvez ainda mais difícil seja falar de amizade. O que é amizade então?

Um bom amigo não precisa estar na mesma cidade que você, nem no mesmo estado, de repente nem no mesmo país! Não precisa estar em contato contigo 24 horas por dia, todos os dias, necessariamente. Mesmo bons amigos podem passar dias, semanas, meses e até mesmo anos sem se falar, que quando voltarem a se encontrar, a conexão será a mesma.

Um bom amigo não precisa - e nem deve! - passar a mão na sua cabeça quando você estiver errado. Se uma pessoa realmente se preocupa com você, vai apontar seus erros para você continuar crescendo como ser humano. Mas um amigo de verdade nunca irá te julgar. É dever do amigo repreender quando você está fazendo uma cagada, mas ele não vai só apontar o dedo na sua cara e dizer o quanto você está sendo imbecil. Ele vai te ajudar - mesmo que às vezes não consiga - a encontrar uma solução para os erros que você cometeu ou está para cometer.


Um bom amigo pode ter dividido a vida inteira com você, alguns anos ou até mesmo alguns dias. Se você e outra pessoa realmente nasceram para ser amigas, é bem possível que essa relação se estabeleça de imediato. Ou talvez leve algum tempo, para os mais desconfiados. Se a amizade é verdadeira, ela nunca morre.

Um bom amigo está lá para dividir com você as coisas boas e as coisas ruins. Fuja de gente que te procura só quando está com problemas, mas deixa você ser o último a saber quando alguma coisa boa acontece. Você não é muleta de ninguém. Compartilhar dificuldades é importante, mas dividir as alegrias é tanto quanto! Se uma pessoa não faz questão de que você fique feliz junto com ela, talvez seja o momento de você também não fazer questão de ficar triste junto com ela.

Um bom amigo serve de inspiração. Você admira e quer realizar coisas como aquela pessoa, e mesmo quando ela erra, aprende junto com ela. Faz parte também da amizade você querer matar a outra pessoa por ver ela se destruindo de alguma forma, mas como não vai fazer isso com ela - e nem com mais ninguém, viu? - a única coisa que pode fazer às vezes é oferecer seu apoio e mostrar que pelo menos alguém no mundo se importa com ela: você.


Um bom amigo sabe respeitar os momentos em que você não está muito a fim de papo, e aqueles dias em que quer falar sem parar. Entende quando às vezes você parece meio distraído quando ele está falando alguma coisa importante. Porque todos temos nossos dias bons e nossos dias ruins. Se hoje seu amigo não te deu muita atenção, é bem provável que se sinta culpado depois e tente se redimir de alguma maneira, mesmo que você não perceba. Um bom amigo não te cobra atenção, porque ele sabe que sua atenção já é dele.

Um bom amigo é o primeiro a elogiar quando você faz alguma coisa bacana, e te incentiva a sentir orgulho daquilo. Mas também é papel do bom amigo ser sincero quando não acha essa coisa tão bacana assim, de preferência dando sugestões sobre como melhorar aquilo.

Enfim, um bom amigo é aquele que vê você como parte dele, e mesmo que às vezes vocês passem algum tempo afastados - horas, dias, meses, anos -, saiba que você estará sempre no coração e na mente daquela pessoa.


Porque vocês, meus amados amigos, estão comigo e em mim o tempo inteiro.

Marianne, minha querida e antiga amiga, que escreveu para mim uma carta depois que leu uma carta que escrevi para um amigo dela que tinha encontrado nos classificados da revista Roadie Crew. Ainda temos as cartas, e depois que me mudei para Uberlândia vindo de Patos de Minas, perdemos contato por um tempo até retomarmos contato pela internet. Nos falamos todos os dias e o assunto não acaba nunca e mesmo nunca tendo nos encontrado pessoalmente, é uma pessoa que já dividiu muitas alegrias e tristezas comigo, e embora as coisas que tenham nos unido na época nem sejam mais as mesmas, não consigo me imaginar sem ela.

Luana, minha amiga de infância, hoje casada e mãe de dois filhos. Praticamente uma alma gêmea. Depois que nossos caminhos se separaram, ficamos vários anos sem ter notícias diretas uma da outra. Mas se tem uma pessoa que eu sei que nunca irá julgar sequer o meu ato mais sórdido, essa pessoa é ela. Sempre tivemos uma ligação meio cósmica, e ela sempre será a irmã que eu nunca tive. Não consigo me imaginar sem ela.


Mônica, minha amiga distante que já nem mora mais no lugar em que a conheci, em janeiro (vide postagem). Nos falamos tão pouquinho, em tão raras ocasiões, mas que mesmo assim mora no fundo do meu coração e tem minha total admiração por toda atitude que tem em buscar sua realização sem a ajuda de ninguém, se arriscando em lugares novos, casas novas, empregos novos... Uma mulher forte escondida atrás de uma menina frágil... Ou seria uma mulher frágil escondida atrás de uma mulher forte? Só posso dizer que de uma forma ou de outra, não consigo me imaginar sem ela.

Juliana, minha mais nova amiga, o oásis de esperança de vida inteligente no Triângulo - Mineiro - das Bermudas. O pouco tempo que conheço essa pessoa é realmente pouco para explicar o tamanho da admiração que sinto por ela, por toda sua história e pela relação sincera e bonita que foi capaz de me oferecer sem exigir nada em troca. Se tem alguém que eu sei que vai ser a primeira a me dar uma merecida bronca quando eu fizer alguma cagada, vai ser ela! E mesmo com tão pouco tempo de amizade, já não consigo me imaginar sem ela.

São muitas as meninas e mulheres fortes, especiais, sinceras e sensacionais que eu gostaria de citar mas a postagem ia ficar gigante, mas saibam que estão todas aqui comigo sempre. Luciene, Mara, Katiane, Fernanda, Éllen, Camila, Marcia, Renata, Laura, Nichele, Paula... Todas vocês fazem ou fizeram parte da minha vida de certa forma, e eu não seria a mesma pessoa que sou hoje se qualquer uma de vocês não tivesse cruzado o meu caminho. O que mais me resta a dizer, senão o meu muito obrigada?


P.S. Vou deixar um beijo especial e querido a todos os meus amigos meninos também, que não são poucos e de maneira alguma menos importantes. Udiones, Flávio, Rafael, Marcel, Ricardo, Himura, Camilo, Carlos Henrique, Ademar, Davi, Gustavo, Heitor, Leninho, Rodrigo... Na internet ou na "vida real", vocês também são responsáveis por tudo o que sou hoje e tem bastante bastante espaço no meu coração para todos vocês!

Minhas sinceras desculpas se não mencionei seu nome aqui, mas escrevi de cabeça e pode ser que tenha passado batido por alguém importante!

3 comentários:

  1. Ah Juuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu... carai de asa... vc me fez chorar, sua xarope! Poxa, fico tão feliz em ter encontrado você aqui nesse Triângulo que nem sei dizer. Você tem seu jeito, eu tenho o meu, temos coisas em comum e outras não, mas você tem alguma coisa que me deu esperança da amizade. Não sei dizer, sério, mas é muito bom ter você como amiga, uma pessoa alegre apesar dos problemas, inteligente e com quem eu adoro conversar. Obrigada, viu minha frôzinha? Obrigada por salvar minha sanidade mental aqui nessa budega hahaha. Te adoro um monte! Pode contar comigo sempre, tanto com as broncas quanto com o colo! Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Amizade é algo que poucos sabem de fato o valor que pode possuir. Mas eu sempre digo isso: Amigos são como nuvens em um dia quente de verão. Elas vão e vem, nós apenas temos que apreciar o momento em que elas aparecem e lembrar de como eram bonitas as formas e as cores que ostentavam no céu.

    ResponderExcluir
  3. Eu fico sempre te imaginando aqui... pra fecharmos mais un butecos... Assim q eu tiver meu canto de arrasto pra fazer festa por aqui.

    Bjossssssssssss!
    Saudades! =/

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!