terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Resenha: Kuroshitsuji/Black Butler (anime)


Kuroshitsuji, ou Black Butler, ou Mordomo Negro, é originalmente um mangá, escrito e ilustrado por Yana Toboso, que começou a ser publicado em setembro de 2006. Em 2008 foi adaptado para anime dirigido por Shinohara Toshiya e produzido pela A-1 Pictures. A primeira temporada teve 24 episódios. Em 2010 foi lançada a segunda temporada, que conta com 12 episódios. Além disso, são ainda 6 OVA's e um especial em filme. Não assisti nenhum dos especiais. Ainda.

A história gira em torno de Ciel Phantomhive, o herdeiro de uma importante família na Inglaterra Vitoriana, que assume a empresa dos pais depois que eles morrem em um incêndio na mansão, que fica nas proximidades de Londres. À beira da morte, ele faz um contrato com Sebastian Michaelis, um demônio em pele de mordomo. Depois de dado como desaparecido, Ciel retorna, e junto com ele, o mordomo misterioso.



Além de Sebastian, Ciel tem ainda quatro outros funcionários: Tanaka, Finnian, Bardroy e Maylene, que parecem mais atrapalhar do que ajudar, mas em certo momento sua presença ali é explicada. E ao longo do anime outros personagens também importantes vão sendo introduzidos, como Elizabeth Middleford, noiva de Ciel - e incrivelmente irritante, a meu ver.

Minha opinião: Bem, Kuroshitsuji entrou no hall de meus animes preferidos. E olha que eu nem esperava muita coisa ao começar a assistir, salvo a recomendação fervorosa de um amigo. Não conseguia imaginar como poderia ser interessante uma história em que um demônio vestido de mordomo serve um moleque de doze anos.


Minha impressão é que Ciel seria um moleque mimado e irritante, mas me surpreendeu o fato de que ele pode ser bastante badass também. Ciel é o Cão da Rainha, que é ativado em casos cabeludos que incomodam Vossa Alteza, quando então é encarregado de investigar e solucionar tais problemas.

A atmosfera do anime é muito intrigante e muito envolvente, e o clima de mistério toma conta da produção a maior parte do tempo. Mas de uma maneira brilhante, alguns tons de comédia conseguem ser inseridos também na trama, o que eu acho que é um balanço muito difícil de conseguir. E Kuroshitsuji conseguiu.


As tramas isoladas não são prolongadas e exaustivas, e nem curtas demais para que não façam diferença, é simplesmente no ponto. Os personagens são carismáticos quando devem ser, e desagradáveis quando devem ser. Mais uma vez o ponto entre do bem e do mal se perde, não tem essa de mocinho ou bandido - bem, mais ou menos, mas pelo menos bem diferente daquele conceito de novela em que o mocinho é só bonzinho e o bandido é só mauzinho haha.

Um ponto que eu não poderia deixar de frisar é a trilha sonora do anime, que é absolutamente espetacular. Cantos gregorianos e música clássica são comuns, complementando as cenas dramáticas e aterrorizantes, proporcionando no final das contas um quadro excepcionalmente cativante.


Quanto à segunda temporada, eu ainda não consegui me decidir se gostei. Quero dizer, não quer dizer que foi ruim, a produção é igualmente boa, mas me incomoda um pouco o personagem exageradamente odioso, e aí entra um sujeito chamado Alois Trancy. Mas não vou me ater a detalhes para não estragar a surpresa. A questão é apenas essa, fiquei dividida quanto ao que achei da segunda temporada como um todo, mas o final ainda é surpreendentemente bom. Não tão bom quanto o da primeira temporada, mas certamente mais surpreendente.

Enfim, Kuroshitsuji é um excelente anime, são 36 episódios muitíssimo bem aproveitados, recomendo demais!

Alois Trancy ¬¬ 




Sebastian likes kittens! :D 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!