terça-feira, 1 de junho de 2010

Encarando a hora de acordar

Levanta a mão quem concorda comigo que acordar é uma coisa deprimente. \o/ Eu não acordo de mau humor, só meio retardada, mas abrir os olhos e encarar um novo dia é um desafio recorrente e... Ah, me fugiu uma palavra de efeito para caracterizar a dificuldade do desafio. u.u

Não quer dizer que o dia seja um horror e que isso estrague todo o resto dele, mas aquele momentozinho na cama em que você é obrigado a abandonar o mundo da inconsciência é simplesmente desesperador. Por um breve instante passam pela sua cabeça todos os problemas que insistem em tirar sua paz durante o dia.

Eu entro no meu serviço meio dia. E sempre tive uma dificuldade enorme, gigantesca em acordar cedo. Acho que venho descontando todos esses anos de frustração acordando de manhã com o celular, agora, nos últimos dez meses, tempo em que estou trabalhando pela prefeitura.


Meu despertador toca por volta de 8:30 ou 9:00, eu acordo, desligo e simplesmente volto a dormir. Hoje, por exemplo, ele tocou às 9:00, eu desliguei o bichinho, cobri minha gatinha (bicho de estimação) que estava dormindo do meu lado, ela se aconchegou, dormiu, eu também dormi e voltei a acordar exatamente às 9:48.

E mesmo assim, aquela sensação de aperto no coração não passa. Talvez seja até pior, porque quando você firma um horário para acordar e acorda já no susto, apressado para tomar banho, comer alguma coisa, escovar os dentes, se vestir e sair para pegar ônibus, nem tem muito tempo para ficar ocupando a cabecinha com aquele tricô mental. Nem ônibus eu não pego mais!

Então você abre os olhos e num milésimo de segundo, se pergunta: o que me aguarda hoje mesmo? Pronto. Tá feita a zica. Já deu tempo de pensar em tudo. Tudo. Daí cadê o ânimo para realmente acordar? Porque até então você se encontrava naquele estado meio alfa, em stand by. E a vontade é de desligar de novo.

Aí você acaba se levantando e às vezes uma ou outra coisinha acontecem e te deixam mais animado a encarar esse dia assustador que vem pela frente. Pode ser um comentário bacana na internet, uma borboleta amarela na janela ou aquela mesma gatinha que eu cobri enroscada na sua perna, te enchendo de carinho.


E se lembra de um sentimento irritante que insiste em permanecer dentro de você, chamado esperança. Esperança de um dia melhor, de um futuro melhor, de uma pessoa que te mereça, de um bom dia no serviço, de uma notícia boa, de mais dinheiro, de uma ligação bacana, de hoje finalmente ser um dia melhor do que ontem.

É bom mesmo continuar pensando assim. Uma hora é capaz de você acertar. ^^

4 comentários:

  1. uhauahuahua Eu tenho sempre que acordar mais cedo pra acordar cedo, acordo por etapas, na cama mesmo ligo o note e leio meus e-mails, ai levanto tomo um nescau, ai volto pra cama mais um pouco, e só depois disso, levanto e tomo um banho. Aí acordo de verdade. Quase um ritual... hauhauha

    Gostei do blog. =*

    ResponderExcluir
  2. Sei lá, eu nunca gostei de dormir... acho um negócio meio estranho como se a gente ficasse desligado. Eu em geral procuro dormir por que se eu não dormir eu sei que não vou conseguir pensar direito. No entanto, eu concordo que tem vezes que é cruel a sensação de cansaço e desânimo, realmente não dão vontade de sair de casa e tocar a vida. Eu acho que nessas horas o que move é essas esperança que você fala no texto.

    ResponderExcluir
  3. Mônica

    "eu sempre tenho que acordar mais cedo pra acordar cedo" euri. Eu sempre colocava o relógio pra mais tarde possível que eu pudesse acordar, mesmo que isso significasse colocar o despertador para 6:37 por exemplo.

    Sou uma amante incondicional do sono, apesar de sempre achar que estou perdendo um tempo precioso da vida. É uma sensação paradoxal, I know, mas o que posso fazer sobre isso? >.<

    Gracias pelo comment, kissu! :*

    ResponderExcluir
  4. Leo (já to toda íntima, olha só >.<)

    Como eu disse pra Mônica, eu tenho essa estranha sensação de que estou perdendo tempo ao dormir, ainda assim acho a arte do sono uma coisa simplesmente maravilhosa!

    O acordar é que é realmente triste, e naquela fração de momento, a gente tem que encontrar alguma coisa pra se agarrar, alguma coisa que goste e que faça bem, senão a tarefa de encarar a vida fica realmente árdua...

    bjo! :*

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!