quarta-feira, 7 de agosto de 2013

"Carrinhos e bonecas são brinquedos, cachorros não"


Esse título pertence a uma bela postagem da página Pensar Enlouquece, do Alexandre Inagaki, em que ele fala sobre cães também, mas animais de uma maneira geral, em relação a cuidados e abandono. Vale a pena dar uma conferida. Mas eu fiquei especialmente tocada por um comentário específico, pedi autorização ao autor ali nos próprios comentários mas não obtive resposta, provavelmente porque ele nem viu... Então vou reproduzir exatamente como se encontra lá e me prontifico a retirar caso ele solicite.

Por Cláudio Rúbio:

"apóio, Alexandre.

e vou um pouco além: bicho não é mercadoria, não deve ser comprado, mas sim adotado.

quem realmente quer um cão ou gato, em vez de comprar, por vaidade ou exercício de futilidade de quem escolhe uma raça como se escolhesse uma marca, deveria adotar um dos muitos que perambulam pelas ruas, ou procurar algum em um abrigo, em um grupo de protetores.

comprar animal de estimação é injustificável.

não se compra a estimação - ou se compra ou se estima. 

gente que compra cachorro e pergunta se tem garantia é gente com defeito na alma.

gente que leva um cão, um gato pra casa, e depois quer devolver, trocar, descartar porque "veio com doença", "tem um defeito", ou "quebrou", não deveria nem ser classificado como gente, mas como um espírito ainda distante da humanidade na escala da evolução.

quem compra bicho de estimação não compreende o que está fazendo. é como quem não pode gerar um filho e resolve adotar mas insiste em que seja um bebê branquinho, sem vício na família e sem doença: é gente que até pode estar coberta de boa vontade, mas não amadureceu o amor. gente que procura mais satisfazer uma necessidade sua, um desejo seu, que assumir amorosa e incondicionalmente uma responsabilidade.


numa boa: bicho é uma vida inteira dependente de quem o "tem", o adota, o tutela.

essa gente que é "dona" de bicho e que faz com ele o que bem quiser (bate, judia, castiga, mata, joga fora, trata ou destrata como bem quer), tem defeito na alma.

não dá pra se sentir "o dono" de bicho sem ter um defeito grande ainda no coração.

quem ama bicho sabe que não é dono, mas amigo, companheiro, protetor, responsável.

quem sabe o que é cuidar de uma vida, sabe que vida não tem garantia, não dá pra devolver na loja, pra reclamar no fabricante ou comerciante. que não tem fabricante, nem deveria haver comerciante.

bicho é vida, e segue um ciclo, submete-se a todos os eventos comuns a esse ciclo: variações de humor, dificuldades comportamentais e de aprendizagem, doenças físicas e mentais etc. enfim: bicho é uma vida pra cuidar - até o fim, que nem sempre é fácil de aceitar e nem sempre é rápido ou indolor.

bom... falei demais.

ótimo recado, companheiro. espero que muita gente de bom senso leia, compreenda e passe adiante, que dar bicho de presente é sinal de burrice, de baixo desenvolvimento intelectual e moral. se é pra ser burro, que dê um celular de presente, nunca um bicho.

grande abraço!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!