terça-feira, 16 de outubro de 2012

Resenha/download: Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (anime)


Ou simplesmente: AnoHana, como é popularmente conhecido.

O anime foi produzido pela A-1 Pictures e dirigida por Tatsuyuki Nagai, e foi ao ar entre abril e junho de 2011. São apenas 11 episódios.

A história tem como personagem "principal" Yadomi Jinta (Jintan), parte de um grupo de amigos que na infância se autointitulava Os Protetores da Paz. Mas depois de um acidente, Honma Meiko (Menma) morre, e os cinco amigos restantes vão se afastando até quase não se falarem mais. Jintan é quem mais tem a vida abalada, se tornando um adolescente recluso que praticamente não sai de casa, nem para ir à escola. Dez anos depois da morte de Menma, ela começa a aparecer para ele, em uma versão crescida, equivalente à idade que todos têm nos dias atuais.


Ainda não tendo feito sua passagem para o além, Menma sabe que não vai conseguir até ter seu mais profundo desejo realizado... Mas o problema é que nem ela se lembra qual é. E é assim que Jintan se vê obrigado a interagir mais uma vez com os velhos amigos, que agora são praticamente estranhos, mas não sem antes tentar - e muito - convencer a si próprio de que Menma não passa de uma alucinação causada pelo calor do verão.

Além de Jintan e Menma, outros personagens igualmente importantes são Anjou Naruko (Anaru), Matsuyuki Atsumu (Yukiatsui), Tsurumi Chiriko (Tsuruko) e Hisakawa Tetsudo (Poppo), que nos vão sendo apresentados aos poucos, conforme voltam a fazer parte da vida de Jintan.


Minha impressão: AnoHana é de uma ternura incomparável. Acho que é praticamente impossível para quem teve uma ou mais amizades importantes na infância/adolescência não se pegar recordando de um ou mais amigos queridos e na inocência que já não existe mais.

Fala de uma amizade verdadeira, sincera e com todos os defeitos que qualquer amizade, assim como qualquer ser humano pode e deve ter. Quando menos se percebe, você se pega torcendo para que todos voltem a se entender e se libertem da culpa e do remorso que carregam pelo dia da morte de Menma, já que estavam juntos na ocasião.


É difícil falar de AnoHana porque o desenho parte de uma premissa muito simples, mas que te põe em contato com uma coisa muito doce e quente que ainda existe dentro de você, e seus onze episódios passam incrivelmente rápido. Um anime lindo, sem dúvidas.









Eu costumo usar o vídeo de abertura, mas nesse caso, simplesmente não encontrei!



Para baixar basta acessar o folder clicando na imagem acima. Uma vez no folder, é só clicar com o botão direito em cima do arquivo e selecionar "download". Ou você pode baixar os episódios separadamente logo abaixo.

Arquivo: MKV/100mb
Fansub: Dollars
Hoster: Rapidshare

Episódio 01 / Episódio 02 / Episódio 03 / Episódio 04 / Episódio 05
Episódio 06 / Episódio 07 / Episódio 08 / Episódio 09 / Episódio 10
Episódio 11

Um comentário:

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!