terça-feira, 4 de setembro de 2012

Resenha: Ghost Hound (anime)


Ghost Hound é um anime cuja história foi concebida há nada mais, nada menos do que 25 anos atrás, em 1987, por Masamune Shirow. Mas sua realização é recente, 2007, ano de vigésimo aniversário de sua produtora, a Production I.G. Sua produção conta com outros nomes notáveis, que incluindo Masamune, são responsáveis por animações como Serial Experiments Lain e Ghost in the Shell.

O anime conta a história de Komori Tarou, Ogami Makoto e Nakajima Masayuki, três garotos com episódios traumáticos em seu passado. Tarou foi sequestrado ainda criança junto com sua irmã mais velha, que morreu em cativeiro. Makoto encontrou o corpo do pai suicida e Masayuki fazia parte de um grupo de estudantes que abusava psicologicamente de outro jovem, que também veio a cometer suicídio pulando do terraço do prédio da escola, na frente de todos.


Eles vivem em Suiten, cidade de Tarou e Makoto, onde Masayuki chegou há pouco tempo. Sem muito em comum além de um passado conturbado, os três começam a ter experiências extra-corpóreas, enquanto o terapeuta de Tarou explora conceitos interessantes de psicologia e parapsicologia - me corrijam se estiver errada, não sou expert no assunto -, tema que é abordado durante todo o decorrer do desenho, como viagens astrais e estresse pós-traumático. Enquanto isso, uma grande empresa monta um complexo na pequena cidade, onde faz experiências biotecnológicas que mais tarde também serão inseridas no enredo.

Mais tarde, a pequena Komagusu Miyako, personagem até então secundário, também assume um papel grande e de extrema importância para o desenrolar do anime até o final.


Minha impressão: Já não é novidade que me interesso por temas envolvendo terror e sobrenatural, mas essa parte envolvendo psicologia me surpreendeu, e achei bastante interessante a maneira como os temas são abordados, um de cada vez e com bastante clareza. Com certeza vai fazer bastante gente desenvolver interesse pela área e procurar saber um pouquinho mais.

Os personagens são cativantes também, e eu confesso que tenho um fraco por animes que apresentam o bad boy sentimental, que se faz de durão para disfarçar um coração nobre - ai que fofo! :3 - que é o caso do lindo Makoto. Tarou é um doce e Masayuki o engraçadinho. Quem passa um pouco despercebida durante a maior parte do anime é Miyako, mas que acaba tendo sua fatia do bolo mais pro final, também.


Outra característica marcante é o traço do desenho. Enquanto o cenário se apresenta bastante detalhado, os personagens têm um traço bastante cru, sem linhas de expressão e olhos bastante redondos. Mesmo os corpos são bem lisos, e dependendo da tomada, parecem até gordinhos, mesmo não sendo o caso. De qualquer forma, é bastante agradável à visão.

Ghost Hound também é mais um anime daqueles que deixa todos os acontecimentos importantes para o último episódio, e você pensa que não vai dar tempo de resolver tudo em vinte minutos, mas resolve. A única coisa que eu não gostei muito é que parece que acaba meio de supetão, como se realmente tivesse faltado alguns minutinhos... Mas isso não tira pontos do conjunto da obra.

Resumindo, recomendo! :)







2 comentários:

  1. Oi, cheguei aqui pesquisando por The Maxx. Valeu por ter postado os vídeos, estava difícil de achar. Seu blg é bem legal : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carlos! Nesse final de semana posto o último episódio de The Maxx, mas se quiser continuar acompanhando o blog, será muito bem vindo!

      Beijocas!

      Excluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!