quinta-feira, 14 de junho de 2012

Resenha: Berserk (anime)

"Neste mundo...
O destino da humanidade é ser controlada por alguma entidade ou lei superior?
É como se a mão de Deus pairasse sobre nós?
Ao menos, é verdade...
O homem não tem controle nem mesmo sobre sua própria vontade."

Berserk é originalmente um mangá criado em 1988, por Kentaro Miura. Em 1997 a Era de Ouro do mangá foi adaptado para anime pelo estúdio Oriental Light and Magic e dirigido por Naohito Takahashie. Conta com 25 episódios, ambientado em cenário medieval.

Seu personagem principal é o guerreiro Gatts (ou Gattsu, como pronunciado no anime), que faz o estilo fera ferida: bruto, ignorante e antissocial. Mas isso é só consequência de uma infância conturbada e violenta, porque no fundo o bravo guerreiro é honesto, leal e até mesmo doce.

Órfão, ele é adotado pela esposa de um guerreiro chamado Gambino, ainda traumatizada pela perda do próprio filho. Mais tarde, esta também vem a falecer, vítima da praga, e seu pai adotivo o cria de maneira extremamente rigorosa, transformando o garoto em uma pessoa que só sabe realmente o que fazer quando se encontra em batalha, com uma espada na mão.

Um acontecimento marcante (que eu não vou contar qual é, se quiser saber assista ao anime) obriga Gatts a fugir do acampamento ainda menino, e a partir daí ele passa a viver por contra própria, lutando batalhas isoladas por dinheiro, não aceitando qualquer proposta para se fixar a qualquer exército.

Porém, ainda muito jovem, quando seu destino cruza com o do Bando do Falcão, ele perde um duelo para o líder do bando, Griffith, e por causa disso passa a fazer parte do grupo, que apesar de grande, tem seus personagens principais, Griffith, Caska, Judeau, Rickert, Pippin e Corkus.

O Bando do Falcão

Juntos eles seguem a liderança de Griffith, de origens simples, mas que com sua própria habilidade e com a ajuda do grupo, almeja grande sucesso. Durante algum tempo, sua ascenção e do bando é clara, mas como dito no próprio anime, quanto maior a luz, maior sua sombra. Quando o Bando do Falcão é incorporado ao exército oficial de Midland, a inveja que os nobres - agora ofuscados pelo brilho de Griffith - sentem, intrigas e planos ardilosos começam a ser armados para desbancá-lo e a todo o bando.

Daí para frente, as coisas não começam a melhorar. Caos e questionamentos, inclusive da parte de Gatts, começam a surgir, e o final, só assistindo para conferir.

Uma característica do anime é o tamanho da espada que Gatts usa. Isso acontece porque quando ele começa a treinar, ainda criança, não existia uma espada proporcional a seu diminuto tamanho. Como acaba se adaptando a isso, conforme vai crescendo vai também aumentando o tamanho de sua arma, até chegar à Dragon Slayer, que tem o tamanho de um homem adulto (as mina pira).

Minha impressão: Com muitos animes para assistir, volta e meia eu assisto o primeiro episódio de alguns para decidir qual será o próximo, e isso aconteceu com Berserk. Há cerca de um mês, vi o primeiro episódio e só recentemente concluí a série, assistindo do segundo episódio em diante.

E na verdade isso fez grande diferença, porque num estilo à lá Pulp Fiction, o primeiro episódio na verdade não se trata do início, e se passa num outro momento da saga. E como eu já o tinha assistido há um tempo, já não lembrava exatamente o que tinha acontecido...

Portanto, se eu pudesse dar um conselho para todos que vão começar a assistir, seria começar do segundo episódio, deixando na verdade o primeiro para o final!
Dito isso, Berserk é um anime maravilhoso. Os personagens são extremamente marcantes e intensos, e até mesmo os secundários acabam te conquistando. Para quem gosta de batalhas e muito sangue, é um prato cheio. Eu me apaixonei pelo Gatts, o que é estranho, porque homens grandes e musculosos definitivamente não fazem o meu tipo. Mas como mencionado antes, mesmo cercado de tanta tragédia, alguma coisa nele traz algo de puro e inocente.

Durante a maior parte do anime, as coisas seguem uma relativa normalidade, com batalhas e intrigas que às vezes lembram um pouco de longe Game of Thrones, mas nos últimos três ou quatro episódios, a insanidade toma conta de tudo de maneira assustadora, surpreendente até mesmo para quem está acostumado à loucura de nossos amigos nipônicos.
Sinceramente, talvez eu tivesse gostado mais se o fator sobrenatural tivesse sido mantido somente no encontro de Gatts com Zodd (logo nos episódios iniciais), mas como não fui eu quem escreveu, não posso fazer nada.

De qualquer forma, é um anime que recomendo. Para quem aprecia a arte dos desenhos japoneses, Berserk é um anime que simplesmente não pode faltar na playlist de qualquer um.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!