domingo, 22 de janeiro de 2012

Trem de passageiros: Belo Horizonte - Vitória

Já há alguns anos meu pai havia me falado dessa viagem de trem que faz MG - ES (e também o contrário), mas por um ou outro motivo, acabava não acontecendo. Até que durante 2011 fomos nos organizando para que minha visita esse ano fosse pela ferrovia. Conversei com um primo meu e acabamos indo em uma pequena turma de cinco pessoas.

Optei pela classe econômica, pois além de uma diferença considerável no preço - R$ 54,00 contra os R$ 94,00  da classe executiva -, faz parte da minha ideia de diversão o vento na cara e tudo mais. A viagem não se trata apenas de chegar lá. O trajeto também faz parte.

O percurso costuma ser feito em aproximadamente treze horas. O trem parte de Belo Horizonte às sete e meia da manhã e chega na estação de Pedro Nolasco (Cariacica) pouco mais de oito da noite. Mas esse ano, por causa das chuvas que afetaram tanto Minas Gerais quanto o Espírito Santo, a viagem atrasou em quase cinco horas. Em alguns trechos, o trem precisava andar em velocidade bastante reduzida, chegando até mesmo a parar em alguns momentos. Nessa foto, dá para perceber o quanto a água se aproximou dos trilhos - e isso porque já havia escoado bastante:


A viagem se tornou bastante cansativa por causa das paradas, do atraso e do calor que fazia em alguns pontos - sem vento na cara por causa da pouca velocidade. Depois de encontrar um vagão curiosamente vazio, perto da metade da viagem, a situação melhorou bastante, já que todos os outros estavam realmente beirando a lotação (confesso que isso me deixou realmente intrigada, é como se não houvessem vendido passagens para aquele vagão específico, que ficou vazio do começo ao fim).

Não é uma viagem com cara de turística. A maioria das pessoas parece estar ali se locomovendo por causa de serviço, família e o preço baixo da passagem fica bem evidente na cara da maioria das pessoas. É bem povão mesmo!

Para completar o mix, pegamos também um trecho de frio e chuva, em algumas fotos o que parece fumaça é simplesmente neblina, muito densa.

Foi muito triste passar por paisagens completamente inundadas, casas tomadas pela água e animais lutando por pequenos pedaços de terra seca. Governador Valadares tinha suas ruas transformadas em canais, e ainda em Minas, muitas pastagens simplesmente se tornaram uma extensão do rio. Parece que a cada ano a chuva escolhe um lugar para castigar, e esse ano acho que já sei onde foi.

Chegamos cansados, sujos - muita poeira de minério, no final, ao coçar o rosto, estava ficando com as unhas pretas- e doloridos, mas se eu pudesse voltar atrás, faria de novo. Até estou cogitando em ir novamente no ano que vem, mas dessa vez, fora do período de chuvas. As paisagens são maravilhosas, algumas de tirar o fôlego. No final das contas, é um passeio que eu recomendo.

Fiz uma grande seleção de fotos, pois quando pesquisei ano passado, encontrei muito pouca coisa. As passagens podem ser compradas online AQUI (link diretíssimo AQUI). Os principais pontos são BELO HORIZONTE e CARIACICA (PEDRO NOLASCO). Qualquer outra vai te deixar no meio do caminho, e são disponibilizadas com um mês de antecedência. Essa informação eu também não tinha, e considero bastante útil.

É, sou eu.







Exploração de minério.
















Regiões inundadas:





Governador Valadares

5 comentários:

  1. Realmente meio triste a paisagem inundada, mas dá para ver que a viagem deve ser bem bonita mesmo.

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Suas fotos ficaram ótimas Ju, amei a postagem... tenho muita vontade fazer essa mesma viagem de trem, quem sabe na próxima irei com você!

    ResponderExcluir
  3. Bem inspirador! Parece uma mistura de bucolismo típico de novela global com pós-apocalipse... Tente escrever sobre isso,dá um conto e tanto! Ah, ja to seguindo blog novo ;D bjos

    ResponderExcluir
  4. Estou super hiper megaa power ancioso.Irei juntamente com minha prima fazer este trajeto BHxVI agora no dia 22.02.2012,esperooo que eu goste muitooo.E uma duvida(irei me hospeder prox. a estaçao Pedro Nolasco,de lá ate a regiao de praias é longe????)obrigadoooo a todoss desde jaáaa......
    me resp pelo email ,marcosmarquinho41@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas fotos...
    Realmente é muito triste ver como ficaram inundadas algumas áreas, mas a viagem em si, é sensacional... Fiz esta viagem em maio de 2012 e com certeza vou repetir a dose em maio deste ano!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!