quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Realidade da - falta de - educação no Brasil

No dia 08 de setembro de 2011, pediram para eu digitar - transcrever - um relatório, aqui no meu serviço. Conforme ia passando do papel para o computador, ia ficando mais embasbacada com o conteúdo. Para quem ainda não sabe, eu trabalho em uma escola municipal, em um turno que atende o 1º ao 6º ano - que seria do pré (introdutório) à 5ª série -. Sem mais delongas, vou compartilhar o conteúdo com vocês, ocultando nome e data de nascimento da criança, assim como sua filiação.

O aluno XX, filho de XX e XX, data de nascimento XX/XX/XXXX, está matriculado nessa Unidade Escolar no 4º Ano (3ª Série) do Ensino Fundamental de 09 anos. É inteligente, mas não tem interesse nenhum em aprender. Vem sempre contrariado pra escola e fala que só vem porque é obrigado. Também fala que não gosta de estudar.
Desde seu ingresso nessa escola vem apresentando problemas de indisciplina, é agitado e agressivo com os colegas e professores. Anda muito pela sala, tumultua a aula e quando sua atenção é chamada, estrapola, grita, xinga, chuta porta, ameaça que vai jogar a carteira pela janela, que vai fugir da escola e se jogar debaixo do primeiro carro que passar.
Já foi remanejado de sala duas vezes, mas os problemas permaneceram: agitação, agressividade e calúnia aos professores, fala que o pai vai processar a escola e também que a mãe foi orientada por uma advogada para que ele grave tudo o que acontece na escola para usar como evidência no processo.
O caso do referido aluno já foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação. A inspetora já está ciente da situação, marcou uma reunião com os pais do aluno, para juntos, escola e família, buscar possíveis soluções para o problema mas os pais não compareceram à convocação.
Estamos encaminhando o menor à Promotoria da Vara da Infância e da Juventude desta cidade.
Pedimos ajuda urgente, pois temos receio de conversar com o aluno e seus familiares, pois tudo o que é conversado é distorcido pelo mesmo, dando sua própria versão para a família, que só acredita nele.
A escola está aberta a qualquer discussão que vise o bem estar do educando.

A partir daí, tirem as conclusões que quiserem.

5 comentários:

  1. Again a culpa é dos pais, Pais que provavelmente não estavam prontos para ter filhos e acham que o filho tem que ser uma ferramenta ou um acessório, para dizer que fazem parte da sociedade. Você vai encontrar muitos programas em canais fechados como o Discovery Home and Health que trata desses assuntos, como por exemplo o novo que lançou chamado Grávidas e Peruas, não preciso dizer muito não é? Só te falo um dos programas uam grávida que não queria coisas de bebê em casa por que não iam combinar com os móveis dela. Dái dá pra vc ter uma base de como vai ser a vida dessa criança...
    Acredito que um dos maiores fatores dessa merda toda é simplesmente a quantidade de pessoas fúteis que existem hoje em dia, e em como morais e valores estão escoando pelo ralo. As pessoas estão confundindo Liberdade com Libertinagem e passam isso para seus filhos.

    Sem mais, Luna

    ResponderExcluir
  2. O sistema de ensino, da forma como foi criado, serve apenas para moldar o ser humano à sociedade de consumo. Porém, como se isso já não fosse péssimo, ele se encontra sucateado e abandonado, pois é considerado obsoleto pelo governo mundial. Substituído pela mídia massificante, o sistema educacional enfrenta sua fase mais obscura de todos os tempos.
    Professores desvalorizados e mal remunerados são as reais testemunhas do colapso da civilização moderna.
    O que o sistema de governo mundial quer é isso mesmo. Esses verdadeiros homúnculos imbecilizados são mais fáceis de governar.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho triste. Se essa criança não conseguir gostar do aprendizado nessa fase, dificilmente vai gostar mais tarde...

    ResponderExcluir
  4. É tanto absurdo que não dá nem pra comentar. =[

    ResponderExcluir
  5. É tanto absurdo que não dá nem pra comentar. =[

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!