sexta-feira, 3 de maio de 2013

Resenha: Deadman Wonderland (anime)


Deadman Wonderland é originalmente um mangá que começou a ser lançado no ano de 2007, da autoria de Kataoka Jinsei e arte de Kondou Kazuma. O anime foi adaptado pelo estúdio Manglobe - não conhecia - com direção de Koichiro Hatsumi em 2011, tem 12 episódios e um OVA. Rola um rumor de segunda temporada, mas nada confirmado por enquanto.

Essa é a história de Igarashi Ganta. Ele é um estudante que vive uma vida normal até que um dia, em sala de aula, surge um homem voador vestido de vermelho (?) na janela e massacra todos, menos Ganta. Mais tarde, ele é levado a julgamento como suspeito por ter sido o único sobrevivente, e frente a uma prova forjada, considerado culpado com pena de morte.


Ganta é então levado para uma prisão privatizada, que leva o mesmo nome do anime. Ela fica no mesmo lugar onde há mais de dez anos atrás, um incidente chamado de Buraco Vermelho, sobre o qual muito pouco se sabe, destruiu a maior parte de Tóquio. Deadman Wonderland foi criada com o objetivo de reconstruir a cidade. Por isso, funciona como uma espécie de parque de diversões, onde os prisioneiros encenam espetáculos para o público pagante.

Porém, esses espetáculos vão muito além de encenação, e são regados a muito sangue. Motivado pela vingança e pelo desejo de provar sua inocência, Ganta deseja encontrar o homem de vermelho e matá-lo, quando descobre então que ele se encontra também na prisão.


Minha impressão: Bem, antes de escrever sempre dou uma pesquisada a fim de confirmar as informações a respeito do anime, como datas, mangá, etc. E descobri que ao contrário de Monster, Deadman Wonderland parece ter uma adaptação que deixa muito a desejar. Tendo dito isso, e ressaltando que não li o mangá - e agora estou louca para ler - vou dizer o que achei do anime: sensacional.

Desconsiderando todas as comparações ao mangá, é um anime muito, mas muito intenso, perturbador e angustiante. É muito violento, mesmo levando em conta as censuras. Mas muito cheio de conteúdo. Sei lá se alguém aí é velho como eu é capaz de se lembrar um filme de 1993 com o Christopher Lambert chamado A Fortaleza, que fala de uma prisão de segurança máxima. Faz tempo que eu assisti, mas lembra.


Um dos pontos mais fortes do anime é o clima de insanidade, e a luta dos personagens para se manterem no limite antes de perder o que lhes resta de humanidade. A linha entre o que é loucura e o que é real é muito tênue, e por várias vezes Ganta chega a se questionar se aquilo tudo é mesmo real, se está realmente acontecendo.

O anime também não foca muito nas histórias dos personagens, uma coisa a que eu costumo dar muita importância, principalmente para o desenvolvimento da personalidade e do comportamento de cada um, mas não fez falta alguma. O pouco que se trabalha é feito em momentos em que há essa necessidade, o que foi uma jogada especialmente acertada principalmente levando em conta a pequena quantidade de episódios. Outro ponto forte é como são trabalhadas as distorções na personalidade dos personagens considerando a sequência de acontecimentos.


O final deixa a desejar no sentido de continuidade. Não parece um fim, apenas a transição entre uma temporada e outra, e por isso eu citei os rumores sobre uma segunda temporada lá em cima.

Talvez seja uma coisa minha, mas eu passei o anime inteiro preocupada com o final. Isso geralmente acontece quando um anime me deixa muito empolgada e tenho medo do final ser uma grande decepção. Então, o fato de deixar um final em aberto, mesmo que não venha uma segunda temporada, acaba sendo melhor do que um final muito ruim.

Ah, e o OVA fala um pouco da história de Kiyomasa Senji, o Corvo - esse do tapa-olho com lâminas vermelhas nos braços logo mais abaixo - antes de sua ida para a prisão. Vale ressaltar também que achei ele o melhor personagem do anime!

Deadman Wonderland é realmente um anime fantástico. Eu assisti em dois dias, no final de semana, é muito difícil parar de ver. Super recomendo!











Outra coisa que eu simplesmente não posso deixar de citar: a abertura do anime é um dos melhores que já vi. A combinação áudio/vídeo é perfeita. A música me lembrou muito Linkin Park.


E para quem quiser conferir a música na íntegra:

4 comentários:

  1. Realmente tb adorei a série. Não digo que é um dos melhores que já vi, mas com certeza te prende ao ver!
    O bom é que eu não leio mangás e que isso colabora para mim eu ver animes! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei DW fantástico! Queria muito que viesse uma segunda temporada!

      Excluir
  2. Só passei pra dizer que concordo totalmente com o seu comentário sobre a música de abertura. Quando a música começa vc já pensa "vai ter" kkkkk. Eu assisti o anime e li o mangá. Recomendo para quem viu o anime e gostou ler o mangá pois acaba com todos os pontos de interrogação deixados no ar.

    É, me empolguei um pouco :D

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a música de abertura é fantástica, tive que baixa-la completa. Recomendo para quem assistiu o anime e gostou, também ler o mangá pois acaba com todos os pontos de interrogação deixados no começo da história.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!