terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Resenha: Gunslinger Girl (anime)


Gunslinger Girl é um anime produzido pela Madhouse e que foi ao ar de outubro de 2003 a fevereiro de 2004, com 13 episódios. Uma segunda temporada, de nome Gunslinger Girl - Il Teatrino foi exibida em 2008, com também 13 episódios e mais dois especiais.

Aqui temos o cenário de uma Itália separatista, onde um grupo rebelde luta pelo desmembramento do país em territórios, geralmente com atentados terroristas. Enquanto isso, uma agência secreta do governo atua sob a fachada de Agência de Bem-Estar Social, "salvando" a vida de crianças que se encontram à beira da morte e sem mais família - como Henrietta, que teve a família assassinada e ainda foi espancada e estuprada -, lhes dando um novo corpo com partes androides.


Mas a verdade é que essas crianças, sempre meninas, são transformadas em assassinas profissionais, agentes condicionadas à fidelidade a seus parceiros, se tornando uma espécie de ferramenta, que somente pode ser "manipulada" por esse parceiro. A essa ligação é dada o nome de fratello.

Minha impressão: Gunslinger Girl parte de uma premissa extremamente interessante. A maneira como as garotas interagem entre si, a diferença entre como cada agente, os chamados de usuários, interagem com seus fratellos também é bastante interessante. Enquanto uns tratam os androides estritamene como uma ferramenta, outros desenvolvem uma relação quase de pai e filha com as meninas.


O pano de fundo, que é o conflito político entre governo e rebeldes também é consistente como história, tenso e bem elaborado. Então por que é que eu não consegui me empolgar com o anime? Sinceramente, essa é uma pergunta que não sei responder.

Com um roteiro muito bom e personagens muito bem trabalhados, eu não consegui sentir a pegada do anime. E vejam que estamos falando da Madhouse, um dos meus estúdios favoritos! A relação entre os personagens é muito bem trabalhada, com seus conflitos internos e externos, e os antagonistas também são bem completos.


A segunda temporada me pareceu melhor, o roteiro central também é mais legal, temos mais movimento e inclusive os traços são diferentes, um pouco mais juvenis, o que se pode notar principalmente nos adultos... Mas talvez seja apenas consequência da diferença de tempo entre a produção de uma e outra.

Mas enfim, Gunslinger Girl é sim um excelente anime, as meninas são encantadoras em seu contraste entre dureza e doçura e as cenas de ação são muito bem construídas. Vale assistir para tirar as próprias conclusões!












Um comentário:

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!