terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Resenha: Code Geass (anime)


Code Geass é uma franquia que contém mangás, animes e jogos, escrito por Ichirō Ōkouchi. A principal história se baseia no anime Code Geass: Lelouch of the Rebellion, e é dele que irei falar. Exibido entre 2006 e 2007, o anime foi produzido pela Sunrise, dirigida por Gorō Taniguchi e conta com duas temporadas - R1 e R2 - de 25 episódios cada.

No ano de 2010, o Sagrado Império de Britannia entra em conflito com o Japão tendo como principal motivo suas reservas e produção de Sakuradite, um mineral valioso no universo de Code Geass. Com uma tropa de robôs tripulados por seres humanos chamados de Nightmare Frames, as tropas de Britannia se sobrepõe às japonesas. O que era Japão então se transforma em Área 11, e seus cidadãos de japoneses passaram a Elevens.


Só isso já seria enredo o bastante para um excelente anime, mas como se não bastasse, entramos com o personagem principal: Lelouch Lamperouge, um britannian renegado, filho do imperador Charles, que vive agora nas sombras na Academia Ashford com sua irmã Nunnally. Nunnally perdeu a visão e a capacidade de andar depois de um atentado que matou a mãe deles quando ainda viviam em Britannia.

Indignado pelo fato do imperador não ter protegido sua mãe, Lelouch "renuncia" à nobreza e jura vingança a Charles e ao império de Britannia. Em contrapartida, Kururugi Suzaku, japonês e melhor amigo de Lelouch na infância, agora é soldado do exército de Britannia, e enquanto convivem amigavelmente na escola, em campo de batalha Lelouch e Suzaku vão se desafiar várias vezes.


Mas ainda no início do desenho, em um conflito entre exército e terroristas - como são chamados os que se unem à resistência japonesa -, o que deveria ser uma arma secreta revela-se uma mulher, que ao ser morta, dá a Lelouch um poder - o Geass - , em troca de que ele realize um pedido dela futuramente. O poder de Lelouch é a obediência absoluta. Mas este pode ser usado apenas uma vez, e é necessário que haja contato direto de olhos com olhos para surtir efeito.

E com isso Lelouch toma para si a alcunha de Zero e inicia sua revolução.

Minha impressão: Code Geass, como eu disse, tem um enredo que por si só garante seu sucesso. As manobras políticas, os conflitos internos, tudo é muito bem entrelaçado. Por algum motivo pessoal que eu sinceramente não sei dizer, demorei a me conectar com os personagens.


Quanto à primeira temporada, achei o desenrolar da história um pouco lento, mas por volta do episódio 20 pra frente, fica quase impossível parar. Assim como é difícil assistir ao último episódio da primeira temporada e não assistir ao primeiro da segunda logo em seguida.

A segunda temporada é mais intensa que a primeira, e a coisa esquenta mais cedo, e foi mais ou menos por aí que eu comecei a me ligar mais com os personagens também. Mas a trama é tão interessante que é difícil isso uma hora não acabar acontecendo.


Outro ponto que me chamou bastante a atenção é que o personagem do Lelouch se assemelha em muitos pontos e em muitos momentos ao famoso e saudoso Yagami Light - ou Kira -, de Death Note. Lelouch derrama muito sangue em nome de um bem maior, ou pelo menos em nome de algo que ele acredita que irá trazer um bem maior. Mas a inteligência de raciocínio também é sem dúvidas muito semelhante.

Enfim, Code Geass é muito bom, super recomendo, o final também é super surpreendente e eu adorei. E olha que eu sou fresca pra bagaça com finais...







Um comentário:

  1. Não sei se vc é fã, mas outra coisa que amei foi o original character design CLAMP (que sou muito fã mesmo) e que deixou essa série com um chãn a mais! :P
    Ao meu ver o CG superou o DN! ^_^

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!