quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Resenha: Death Note (anime)


Death Note é originalmente um mangá escrito por Tsugumi Ōba e ilustrado por Takeshi Obata, lançado de 2003 a 2006. A adaptação para anime foi dirigida por Tetsurō Araki, produzida pela já conhecida Madhouse - Devil May Cry, Claymore, Chobits e os longas Paprika e Perfect Blue são alguns exemplos - e exibida entre 2006 e 2007, com 37 episódios.

O anime também conta com dois extras, ou Director's cutRewrite 1 - A Visão de um DeusRewrite 2 - O Sucessor de L.
Além disso, foram produzidos três filmes, ou Live Action, com atores de verdade, são eles: Death Note - The Film, Death Note - The Last Name e L Change the World - que quando eu assistir, vou falar sobre, também.

cena de um dos filmes

Antes que alguém se confunda como eu: o suposto episódio extra ou episódio 38 não existe, ok? É um fan made que se encontra apenas dublado numa montagem facilmente encontrada no youtube. E o Beyond Birthday, bastante mencionado na internet, não é parte do anime, apenas do mangá. Se eu estiver errada, por favor fiquem à vontade para me corrigir.

A história de Death Note é centrada em Yagami Raito - ou Yagami Light, em muitas versões. Light, na pronúncia japonesa é Raito, com R de barata, e não de barraco -, um exemplar estudante do Ensino Médio que tem sua rotina tediosa alterada ao encontrar um Death Note, ou um caderno da morte - suas regras podem ser encontradas aqui -, derrubado no Mundo Humano pelo Shinigami - Deus da Morte - Ryuuku - ou simplesmente Ryuk, em muitas traduções - propositalmente, uma vez que este se encontrava igualmente entediado.

clique para expandir

Uma vez em posse do caderno e após confirmar sua veracidade, Raito se vê tomado por um complexo de Deus, acreditando que suas ações podem livrar o mundo de toda e qualquer maldade, aniquilando os malfeitores de que tem conhecimento. Mas em seu caminho surge L, que até então nunca revelara seu rosto ou verdadeira identidade. E junto com a polícia japonesa, montam uma força-tarefa que visa identificar e levar Kira - uma analogia a killer, assassino, em inglês. Kira é a pronúncia de killer em japonês -, como passa a ser conhecido, à execução.

Mas além de ter seu pai como chefe da investigação, Yagami Raito é dono de uma inteligência fora do comum, e ele se mantém quase sempre um passo à frente dos investigadores. Quando L assume o caso, Raito percebe que está lidando com um intelecto à sua altura, e os duelos de raciocínio começam.


Minha impressão: É muito fácil entender o motivo de Death Note ser um dos animes mais populares da atualidade, entre públicos de todas as idades. O anime tem suspense, investigação, romance - de uma maneira estranha, mas tem, rs -, uma pitada de horror por conta dos Shinigamis e outra pitada de comédia.

Mas ainda não é isso o que torna o desenho tão especial. Em Death Note, vemos uma minimização daqueles diálogos "desnecessários" que acontecem muito em animes - geralmente dos personas conversando sozinhos -. É claro, eles existem. Mas acontecem em menor escala e são abafados pela grandiosidade do roteiro geral, com reviravoltas que de início podem até confundir um pouco, mas quando - brilhantemente - revelados seus segredos, são de cair o queixo.


Os personagens são extremamente sólidos e fiéis à proposta que apresentam desde o início. Seus pensamentos e atos são exatamente aqueles que se esperam deles, e ainda assim, não caem na previsibilidade. Aliás, previsível é a única palavra que não pode ser usada para definir os personagens e roteiro de Death Note. Consistentes, sim. Previsíveis, não.

Uma relação de amor e ódio é tecida entre telespectador, vilão e mocinho.

Raito não é o típico vilão odioso que cativa nosso desafeto gratuitamente. Ele tem um objetivo nobre, não há como negar. O que assusta é sua psicopatia, a linha que simplesmente deixa de existir entre certo e errado. Os fins justificam os meios?


E L também não é o típico mocinho que age conforme manda a cartilha do bom samaritano. Seus métodos por vezes dividem opiniões e causam desconforto mesmo em membros de sua equipe. O que importa são os resultados?

Death Note não deixa pontas soltas - algo que me incomoda muito quando acontece, inclusive aconteceu essa semana com Loveless, um Yaoi levinho de 13 episódios apenas, mas extremamente frustrante. Tudo parece cuidadosamente e carinhosamente - de uma maneira meio sádica - pensado.


Enfim, daqui pra frente fica difícil tecer mais comentários - e elogios, eu admito - sem comprometer as surpresas do anime. A questão é: embora eu goste muito de outros animes, como Hellsing, que sempre amei, tenho que admitir que Death Note foi de longe o melhor que já assisti. A firmeza de seu desenvolvimento é difícil de ser contestada. Soa tietagem? E é mesmo. Mas ainda assim eu não mudaria nenhuma das minhas palavras. E o final? O final é como o encerramento de uma orquestra. Só assistindo para saber, e dizer.

E na boa. Assistam.










5 comentários:

  1. Realmente DN é uma série pra lá de fantástica, mas depois de uma certa saga ele fica bem chatinho, não que isso estrague a série toda, nada disso, mas que realmente desanda, pelo menos para mim sim! :P

    Eu ainda acho Code Geass melhor, falo isso pork os dois semelham em alguns pontos.

    Não sei se já viu CG, mas acso não tenha visto, aproveite e veja agora! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu sou meio suspeita para falar porque realmente fiquei de quatro pelo anime. Mas sou obrigada a admitir que a segunda "fase" me desanimou um pouco no início. De qualquer forma, o final continuou sendo brilhante. Gostei demais!

      Code Geass já está no meu PC, depois de Death Note já vi Claymore e Black Rock Shooter, que ainda vou resenhar. Estou terminando Ano Hana e o próximo será CG!

      Valeu pela indicação! Se tiver outras indicações pode fazer, eu gosto! :)

      Excluir
  2. Julie Way, se quer indicações, farei o seguinte, veja os animes do Satoshi Kon e do Studio Ghibli.

    Comece pelos animes do Satoshi Kon :
    Perfect Blue
    Millennium Actress
    Tokyo Godfathers
    Paranoia Agent
    Paprika

    Depois veja as obras primas do SG :
    Nausicaä
    Laputa
    Hotaru no Haka (cuidado com esse, é o anime mais trsite já feito)
    Totoro
    Kiki
    Omohide Poro Poro
    Kurenai no Buta
    Umi ga Kikoeru
    Pom Poko
    On Your Mark
    Mimi wo Sumaseba
    Mononoke Hime
    Houhokekyo Tonari no Yamada-kun
    Chihiro
    Neko no Ongaeshi
    Hauru no Ugoku Shiro
    Gedo Senki
    Ponyo
    Iblard Jikan
    Karigurashi no Arrietty
    Taneyamagahara no Yoru
    Kokuriko-Zaka Kara

    Todos que citei podem ser achados no meu blog, caso se interesse realmente!
    Aconselho ver todos, são obras primas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal legal legal, do Satoshi já vi Paranoia Agent (dorgas) e Perfect Blue (sensacional). Paprika eu lembro da capa quando trabalhava em locadora, mas ainda não vi. Um amigo me recomendou também e já tá na minha lista.
      Engraçado você ter citado o Ghibli, sou alucinada pelos filmes deles. Ontem mesmo vi Mononoke Hime, chorei horrores!
      Também já vi Neko no Ongaeshi (apaixonadíssima, já que amo gatos também) e Mimi wo Sumaseba (outra graça). Hotaru no Haka (Túmulo dos Vagalumes né) vi há alguns anos, chorei baldes e baldes também. Verdade o que você disse sobre ser o anime mais triste já feito!
      Gedo Senki e Tonari no Totoro baixei ontem, olha que coincidência!
      E Ponyo procurei que nem uma alucinada pela web e não achei, só dublado. Não vejo dublado, odeio dublado hahahahaha
      Pode ter CERTEZA que vou fazer uma rapa no seu blog demais, tem MUITA coisa que eu quero!

      Meus sinceros agradecimentos!

      Excluir
    2. Espero que veja o resto que ainda não viu! ^_^
      Tenho certeza que irá adorar!

      Excluir

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação, conteúdos com linguagem vulgar não serão tolerados. Comente! Participe!